Quebrando um mito: os vegetarianos tem menos opções? | SouVegetariano.com

Sua plataforma online de comida
vegetariana e vegana.
Conheça

Você está em: Matérias

Quebrando um mito: os vegetarianos tem menos opções?

Publicada em 27.04.2015

vegetarianos_tem_menos_opcoes_destaque

Foto: Reprodução

Não.

A resposta é NÃO, no caps lock, pra enfatizar um pouco mais.

O problema, é que à primeira vista pode parecer que sim. E pra muitos a primeira impressão é a que fica.. Imagine você, que tem na carne a base de tudo em sua alimentação, se um belo dia resolvesse virar vegetariano. O que aconteceria?

O supermercado vira um lugar estranho. Você não tem ideia do que comer no café da manhã, no almoço e nem na janta. Todas!, você pensa, todas as suas ideias de cardápio começavam pela carne. A não ser uma pizza quatro queijos.

Pronto, é tudo o que a sua mãe esperava pra dizer que você vai ficar doente.

Mas um dia você para, reflete, encontra umas receitas no google e decide experimentar.

E aí que tudo acontece: experimentando! Perdendo o preconceito e a preguiça (com essas duas coisas o vegetariano ta ralado, pra não dizer f..).

Você passa a conhecer novos sabores, novos temperos e quando se dá conta o problema é decidir entre as infinitas opções, e não descobrir algo para comer. O vegetariano troca o quero mas não posso, pelo posso mas não quero.

No café da manhã, você descobre que fazer um suco verde não é mais difícil do que colocar frutas dentro do liquidificador. E cada dia você pode provar diferentes sabores, uma variação bem mais colorida e saudável do que aquele cafezinho com torrada, presunto e queijo de todos os dias.

cafe_da_manha_vegetariano

Foto: brendonthesmilingchef.com

 

Falando no cafezinho, ele pode perder um pouco da graça. O refrigerante então, nem se fala. Você troca um vício por vários (uva, laranja, manga, abacaxi, couve, hortelã, um de cada vez, todos misturados). As chances de isso acontecer são bem grandes.

sucos

Foto: bloglovin.com

 

O almoço fica mais colorido, não existe mais aquela coisa de pratos monocromáticos. Você se obriga a conhecer novas opções. É até engraçado, porque elas sempre estiveram lá, seja nos buffets ou nas gôndolas do mercado, mas você nem percebia. E é tudo muito gostoso! Sabe por quê?

pratos_coloridos

Foto: iowagirleats.com

 

Porque o seu paladar fica mais refinado! As comidas agora têm muuuuito mais sabor. Você passa a ter uma interação maior com a comida, elas se tornam mais atraentes. Talvez porque o vegetarianismo tenha sempre algum motivo por trás, algum incentivo.

 

Frutas secas, sementes e castanhas viram o seu novo salgadinho. É óbvio que você pode continuar comendo um doritos vez que outra, não é esse o ponto. Mas o seu corpo começa a pedir coisas mais saudáveis. O amendoim e a castanha de cajú estão ali do lado, e harmonizam ainda melhor do que o salgadinho com qualquer coisa que você for tomar, com ou sem álcool.

frutas_secas_e_castanhas

Foto: zonacerealista.com.br

 

Brotos e germinados. Já experimentou? A sua salada sem graça só com alface e tomate fica infinitamente melhor com eles (ELES, porque são vários). O mesmo vale para os sanduíches. Mais saborosos e com muito mais propriedades nutritivas. A Conceição Trucom até já ensinou como germinar sementes na sua coluna.

brotos_germinados

Foto: marthastewart.com

 

Os cookies e biscoitinhos “saudáveis” dão lugar às frutas no lanchinho da tarde. Assim você para de escolher entre os sabores queijo e ervas finas, e passa a saborear todas as opções da feira orgânica.

 

Você começa a descobrir temperos e especiarias. A comida vegetariana deve ser temperada.. nada de refeição pálida e sem gosto. Um bom exemplo é o missô da Família Hatori, é um alimento vivo, cheio de propriedades e que dá um sabor todo especial pra qualquer prato.

temperos

Foto: thespiceguyco.com

 

E o bife? Pode ser um cogumelo, uma beringela, ou até um bife mesmo, só que feito a partir de cenoura, feijão, soja.. Esqueça o preconceito, coloque um tempero bem gostoso e tenha a certeza de que não irá se arrepender!

veggie_burguer

Foto: theviewfromgreatisland.com

 

Enfim, o texto já ficou longo e as opções não chegaram nem na metade. Até porque, nós descobrimos uma nova todos os dias.

Mas sabe qual é a parte mais legal de tudo isso que listamos? 

A de que você não precisa se tornar vegetariano para melhorar a sua alimentação. O único requisito é esquecer um pouco a propaganda do Toni Ramos, e começar a prestar mais atenção em todas as outras opções que o mundo te oferece.