Sushi Vegano: Mesmo sabor, mais democrático e com muita proteína | SouVegetariano.com

Sua plataforma online de comida
vegetariana e vegana.
Conheça

Você está em: Matérias

Sushi Vegano: Mesmo sabor, mais democrático e com muita proteína

Publicada em 01.04.2015

veliveryonline2

 

sushi_do_bem

Você provavelmente já conheceu alguém que é “vegetariano” mas come Sushi. Ou então, alguém que defenda com unhas e dentes que ser vegano é inviável, “pois uma pessoa precisa de proteína!”. O primeiro caso é quase tão comum quanto o segundo. E definitivamente, o Sushi é um dos ítens mais difíceis de se “abandonar”.

Mas acontece que nem é verdade que você precisa parar de comer sushi, e nem que a carne é a única fonte de proteínas para o seu corpo. Caso você não acredite, o Sushi do Bem está aqui para provar. Ele é VEGANO e contém uma quantidade de proteínas muito maior do que os sushis tradicionais. Quer mais? Ele atende até aquele simpatizante que não gosta do sushi porque o peixe é cru.

Suas peças são elaboradas de maneira que o peixe seja substituído não só no sabor, mas também nos índices dessa nossa amiguinha que gera tanta polêmica no universo vegetariano.

Entre uma provinha e outra, conversamos com Lucas Oliveira, o criador do Sushi do Bem. No papo, degustamos delícias como o Clorofila Detox e o Salada (elaborado para ser a salada do churrasco), aprofundamos essa questão da proteína e descobrimos que tudo começou com os ensinamentos de um cara que se alimenta de luz(!)

Dependentes do sushi e amantes da proteína, essa entrevista é pra vocês!

 

sushi_do_bem_6

 

Da onde surgiu a ideia de fazer um sushi vegano?

Foi assim.. eu tinha um restaurante japonês, com comida tradicional. E um dia o pessoal da agência de publicidade que me atendia descobriu um cara que se alimentava de luz, o nome dele era Oberom. Como eu sempre fui muito curioso, concordei em promover uma palestra no meu restaurante. Quando ela acabou, eu estava decidido a nunca mais pôr um pedaço de carne na boca. Trabalho com sushi desde 1997, só que depois disso, comecei a ter dificuldade em lidar com o peixe.. pra mim era muito dolorido. Então eu decidi largar os sushis tradicionais.

 

Como você fez para substituir o salmão?

Eu busco caminhos para que as pessoas não se sintam agredidas.. invadidas por aquela coisa muito nova. Procuro algo que esteja no dia-a-dia delas. Quando virei vegetariano (e vegano logo em seguida), me informei, li artigos, fui em apresentações de trabalhos de conclusão sobre nutrição. Descobri que quando alguém vira vegetariano, a primeira coisa que acontece é uma queda muito drástica no índice de proteínas, já que o corpo ainda não se adaptou à mudança. Então pensei nisso pro sushi.. pensei, cara, vou ter que aumentar o índice proteico dos meus produtos, pra que a pessoa não sinta tanta falta do peixe em si. Comecei a adaptar sabores usando ingredientes com altos índices de proteína, como grão de bico, lentilha, cereais, linhaça e quinoa. Assim, automaticamente o corpo começa a se adaptar e não sente mais falta do peixe.

 

Mas como funciona em relação à textura e ao sabor?

Em relação à textura em si, e ao sabor, eu busquei algumas coisas que já tinha experimentado antes, como o cogumelo grelhado, que lembram muito a carne do peixe. Dentro do próprio sushi, busco utilizar aquela ideia de adaptar o que as pessoas já conhecem. Criei um sushi que chamo de Salada. Ele tem alface, tomate e cebola por dentro, é a  salada do churrasco! Isso remete a sabores, e você acaba substituindo uma coisa pela outra. Por exemplo, pro brasileiro, é mais fácil tirar a carne do que o arroz e o feijão. Então pelo menos vamos deixar o arroz e o feijão no prato, e colocar um cogumelo grelhado, que assim a gente consegue enganar o cérebro, até ele se adaptar a este novo valor.

 

sushi_do_bem_2

 

Quais são os principais benefícios do seu sushi?

Por conta de eu ter estudado muito, ter ido atrás da informação, consegui desenvolver um produto com alto valor proteico e nutritivo. Pra quem treina, ou pra atletas que não querem perder a capacidade nutritiva, tem um equilíbrio muito grande. Eu particularmente sou uma pessoa que treina bastante, faço Duatlhon, e depois que me tornei vegano tive um ganho muito grande. Pro oriental, o sushi já é uma refeição completa, ele tem carboidratos, tem proteínas e tem vitaminas. O que eu fiz foi aumentar o nível de proteínas e tirar a carne do sushi, criando uma identidade Cruelty Free.

 

É verdade que o seu sushi tem mais proteínas que um sushi normal? 

Com certeza. Pelas adaptações, pelo trabalho todo de inserir mais proteínas, o cuidado na combinação de ingredientes… Para substituir o cream chease, eu uso o tofupiry, que também é uma grande fonte de proteína. Criei um sushi que chamo de Clorofila Detox, feito com couve, espinafre e brócolis. Com essa combinação, em uma única peça eu consigo ter mais proteínas do que em 30 gramas de salmão puro.

 

sushi_do_bem_3

 

Quais são seus planos para o futuro?

Eu estou buscando sabores. Em cardápio aberto já tenho 20 variedades, mas em projetos, já são quase 40. Ainda não consegui, mas estou buscando opções para fazer o sushi totalmente orgânico. Porque acho que assim aumenta muito o valor nutritivo.

Eu tenho um cuidado muito grande com meus produtos. Desde a escolha dos ingredientes até a entrega. Eu mesmo entrego o sushi de bike na casa do cliente.

 

Quais são as principais dificuldades para os veganos que querem comer sushi nos restaurantes tradicionais?

É complicado, muitas vezes o que se faz não é 100% vegano. Porque o valor das empresas não são veganos. As vezes se coloca temperos, farinhas de frango, peixe, enfim, quando o valor da empresa não é vegano, geralmente o que ela entrega também não é. A sociedade não está preparada para atender o vegano.

 

veliveryonline2