Como usar tofu nas suas receitas e agradar até quem não é vegano. | SouVegetariano.com

Sua plataforma online de comida
vegetariana e vegana.
Conheça

Você está em: Matérias

Como usar tofu nas suas receitas e agradar até quem não é vegano.

3 receitas veganas inacreditáveis usando tofu

Publicada em 23.09.2015

Receitas Veganas com Tofu SouVegetariano Destaque

Receitas Veganas com Tofu / Por Marina Godward

Um dos primeiros alimentos que entra em nossas vidas assim que viramos vegetarianos é o famoso tofu, muitas vezes chamado de “carne dos vegetarianos” ou “queijo dos Veganos”. Porém é super comum que a maioria acabe não gostando desse bloco de soja na primeira tentativa, nem na segunda, nem na terceira…

Precisamos lembrar que se tornar vegetariano/Vegano é abrir mão conscientemente do consumo de carne, queijo, ovo e etc. Alimentos esses que não existem no reino vegetal, então procure não provar tofu com a esperança de que seja exatamente igual a carne/queijo pois você vai se decepcionar profundamente. Tofu não é carne nem queijo, e nunca vai ser.

Mais receitas: 3 smoothies que valem por uma refeição

Ele pode sim substituir (por suas características nutricionais) a carne e o queijo na alimentação, e pode também lembrar a textura e sabor desses alimentos, matando o nosso desejo por alguns pratos que tradicionalmente não poderiam ser feitos sem ingredientes de origem animal.

O segredo para incluir o tofu no seu dia a dia é saber usá-lo e prepara-lo de maneira ideal. Não é tão simples como apenas cortar em cubos e refogar com um pouco de azeite de oliva, mas também não é nada que exija grandes habilidades culinárias de você.  Ele pode ser usado em inúmeras receitas e preparado de diversas maneiras diferentes.

Separei algumas das minhas receitas favoritas que levam esse famoso ingrediente vegetariano para compartilhar com vocês. Em cada uma delas ele é preparado de uma maneira diferente, assumindo uma textura e sabor diferente. Espero que gostem!

Aprenda a fazer receitas de salgadinhos veganos naturais e saudáveis

Receitas para um café da manhã saudável e campeão

 

Receita de Almôndegas Veganas de Tofu, Cenoura e Aveia

Receita de Almondegas com Tofu 2

Receitas de Almôndegas Veganas de Tofu / Por Marina Godward

Essas almondêgas são super simples de preparar e podem ser servidas de maneiras variadas. Sirva elas sequinhas como entrada ou em saladas, ou prepare um molho de tomate e sirva com Massa, Arroz, Vegetais Refogados e Sanduíches.

Tudo o que você precisa saber sobre a proteína

 

Ingredientes da receita vegana de tofu: 

– 300g de Tofu

– 1 c.chá de Orégano

– 1 c.chá de Ervas Finas

– Suco de ½ limão

– 2 c.sopa de Shoyu

– 1 Cenoura média ralada (ou 2 pequenas)

– ½ Cebola picada

– ½ xícara de Flocos de Aveia

 

Como fazer as almôndegas veganas de tofu:

Almondegas - Ingredientes

Ingredientes da receita de almôndegas veganas de tofu / Por Marina Godward

Almondegas de tofu pré forno

Almôndegas veganas de Tofu ao forno (Receita) / Por Marina Godward

Almondegas pós forno

Almôndegas veganas de tofu saindo do forno / Por Marina Godward

Almondegas

Almôndegas veganas de tofu prontas para comer (receita) / Por Marina Godward

Corte seu tofu em fatias finas e, com um pano limpo, esprema o tofu para remover o excesso de água. Com um garfo, amasse bem todos os pedações e transfira para uma tigela grande. Adicione orégano, ervas finas, sal, shoyu e qualquer outro tempero que desejar. Misture até que esteja tudo bem incorporado. Adicione a cenoura ralada, a cebola picada e os flocos de aveia e misture bem.

– Quando estiver  tudo bem incorporado, forme pequenas bolinhas com a massa (aproximadamente 1 c.sopa cada)*. Disponha as almôndegas em uma forma antiaderente ou previamente untada e leve ao forno por 15 minutos. Aumente a temperatura do forno para 205°C e deixe assar mais 5 minutos.

– Remova e sirva ainda quente com Spaghetti, Arroz, Saladas ou como recheio de Sanduíches.

*Como a massa não fica muito firme, fica difícil rolá-la como se fosse massa de brigadeiro. O ideal é ir apertando-a com a delicadeza entre as mãos até que forme uma bolinha.

 

Como fazer o molho de tomate para acompanhar

Em um liquidificador, bata 1 lata de tomates pelados, ½ pimentão vermelho, ½ cebola roxa, 1 dente de alho, 1 c.sopa de Shoyu, 1 c.sopa de Açúcar de Coco ou Mascavo, um punhado de Manjericão Fresco ou 1 c.sopa de Manjericão em Pó e sal a gosto, até que esteja tudo bem incorporado.
Transfira para uma panela e deixe cozinhar em fogo baixo por 15 minutos, mexendo com frequência para não queimar no fundo da panela.

 

Receita vegana de Wraps de Tofu Assado e Cebola Caramelizada


Apesar do longo texto no modo de preparo, essa receita não é nem um pouco difícil de fazer. Prepare cada etapa com calma e paciência e o seu wrap ficará pronto e delicioso mais rápido do que você imagina. Se você não gosta de comidas estilo “lanche” para as refeições, embale o seu wrap com pape alumínio e leve com você para matar aquela fome no meio da manhã ou da tarde.

 

Ingredientes da receita de wrap vegano:

Wrap - Tofu pré forno

Tofu pré-forno – Receita de wrap vegano / Por Marina Godward

Wrap - Cebolas caramelizando

Cebolas Caramelizando – Receita de wrap vegano / Por Marina Godward

Wrap  - Ingredientes para montar

Ingredientes para montar – Receita de wrap vegano / Por Marina Godward

Wrap pronto

Wrap Vegano Pronto para comer – Receita de wrap vegano / Por Marina Godward

– 1/4 de Abacate (aquele grande e verde)

– Suco De Limão

– 2 Xícaras De Espinafre

– 300g de Tofu Com Ervas, cortado em 16 tiras

– Shoyu

– 3 Cenouras Amarelas, cortadas em 6-8 tiras cada

– 3 Tomates Italianos, cortado em tiras

– 1 Cebola Roxa Cortada, cortada em tiras finas

– 1 c.sopa de Açúcar de Coco ou Mascavo

 

Como fazer o wrap vegano de tofu assado:

Comece preparando as tiras de tofu. Pré-aqueça seu forno em 180°C. Amasse as tiras de tofu com um pano limpo para remover o excesso de água e tempere cada uma delas com uma pitada de suco de limão e um pouco de shoyu. Transfira para uma forma antiaderente ou previamente untada. Reserve.

Disponha as tiras de cenoura na forma junto com as tiras de tofu, ou em uma outra forma se não houver espaço na mesma e leve tudo ao forno por 10 minutos. Remova, vire as tiras e deixe assar por mais 10 minutos.

– Em quanto as tiras de Tofu e Cenoura assam, “caramelize” suas tiras de cebola. Em uma frigideira, refogue as tiras em fogo baixo e quando começarem a grudar no fundo, adicione o açúcar de coco e um pouco de água, apenas o suficiente para não grudar. Continue cozinhando em fogo baixo e adicione mais água sempre que necessário. Quando as cebolas começarem a ficar macias remova do fogo e reserve.

Para montar os wraps, aqueça levemente a massa de wrap ou tortilla mexicana. Adicione uma c.sopa de Abacate e amasse sobre a massa. Adicione uma pitada de suco de limão, um punhado de folhas de Espinafre, 4 tiras de Tofu, 3-4 tiras de Cenoura assada, 3-4 fatias de Tomate fresco e 1 ou 2 c.sopa de Cebola caramelizadas. Role o wrap e use um palito de dente para mantê-lo fechado. Repita o processo até que terminem todos ingredientes.

 

Receita de Penne ao Pesto Cremoso Vegano

Penne ao Pesto de Tofu

Receita de Penne ao Pesto Vegano de Tofu / Por Marina Godward

Essa receita de pesto além de super saudável e boa fonte de proteína, é uma ótima alternativa para o pesto convencional que normalmente leva altas quantidades de óleos refinados e pode vir a levar ingredientes de origem animal como queijo parmesão. Por ser muito simples de fazer, é uma ótima receita para se ter em mãos naqueles dias que queremos uma refeição deliciosa e nutritiva com o menor esforço possível.

 

Ingredientes da receita de Penne ao Pesto Vegano:

– 300g de Massa Penne (1/2 pacote)

– 2 xícaras de Tomate Cereja

– 1 molho de Manjericão Fresco (lave, separa as folhas e descarte os caules)

– 1 molho de Tempero Verde Fresco (lave, separa as folhas e descarte os caules)

– 300g de Tofu

– Suco de 1 Limão

– Sal e Pimenta a gosto

– ½ xícara de Nozes picadas (opcional)

 

Como fazer o penne ao pesto cremoso vegano:

Comece preparando seu pesto. Corte seu tofu em tiras e, com um pano limpo, pressione para remover o excesso de água, reserve. Em um processador bata o tofu, folhas de manjericão, tempero verde, suco de limão e sal e pimenta a gosto até que esteja tudo bem incorporado. Reserve.

– Cozinhe sua massa de acordo com as instruções do pacote. Escorra e reserve 1 concha da água que foi usada.

– Enquanto a massa cozinha, lave bem seus tomates cerejas e corte-os em 2 ou 4 pedaços.

– Transfira o pesto para um pote grande, adicione a água da massa e misture bem. Se achar necessário, leve ao micro-ondas por 2-3 minutos. Adicione a massa, os tomates cortados e as nozes picadas. Misture bem e sirva.

Marina Godward SouVegetariano.com