Conheça os alimentos que podem curar a sua gripe | SouVegetariano.com

Sua plataforma online de comida
vegetariana e vegana.
Conheça

Você está em: Matérias

Conheça os alimentos que podem curar a sua gripe

Publicada em 06.05.2015

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

O inverno está chegando. Dia 21de junho ele começa. Porém, o festival de gripes, rinites, espirros, fungadas (eca!) e todas aquelas situações chatas que acompanham a estação já teve o seu início faz alguns dias.

É batata. Basta esquecer aquele casaquinho que sua mãe pediu pra levar antes de sair de casa, que você se torna oficialmente a próxima vítima do resfriado. Nessa época, a farmácia vira ponto fixo no seu roteiro diário, e os remédios tornam-se os seus novos melhores amigos.

Falando em um português bem claro: é um saco! Mas você não pode deixar um atchin que outro transformar essa estação tão gostosa e aconchegante em um incômodo na sua vida.

Sabe onde está a solução para esse problema? Na sua cozinha, na feira e na sabedoria popular. Ou seja, nos chazinhos e suquinhos que sua avó sempre fez, mas que você nunca parou para aprender.

Pra te ajudar um pouquinho, pedimos umas dicas para nossa colunista Renata Coelho e para nossa parceira Chef Hadas, que sabem tudo sobre os alimentos e seus poderes curativos.

Então desvie da farmácia e separe o seu caderninho (ou os prints do celular), pois essas receitas vão salvar o seu inverno!

 

Ingredientes mais indicados:

• Açafrão da terra em pó (ou bulbo)

• Alho

• Frutas cítricas (vitamina C)

• Gengibre

• Hortelã

• Limão

• Mel (para quem não é vegano)

• Menta

• Pimenta caiena

 

Dicas de consumo:

Você pode usar cada um dos ingredientes sozinhos, como em um xote de gengibre, por exemplo, ou misturar alguns para fazer chás ou sucos. Nesse caso, o alho só deve ser consumido como chá. Basta ferver um dente junto com os demais ingredientes.

A menta e o hortelã são ótimas para descongestionar as vias nasais. Então, pra quem costuma acordar meio “atacado”, fazer um chazinho logo de manhã é uma ótima dica.

O gengibre, assim como o mel, fortalece a nossa imunidade. Além disso, ele também funciona como bactericida, ajudando nos processos inflamatórios da garganta.

 

Receitas da Chef Hadas – Sempre Viva Alimentos

 

Suco Verde Imunizador 

suvo_verde_imunizador

Foto: Reprodução

 

Você dificilmente vai provar algum suco tão delicioso quanto os que a Hadas prepara na Sempre Viva Alimentos. A receita de Suco Verde Imunizador dela, além de MUITO saborosa, contém ingredientes que aumentam sua imunidade e previnem contra enfermidades.

 

Ingredientes:

400ml de suco de laranja

250g de morangos frescos

1 punhado de grama de trigo

1 punhado de broto de girassol

1/4 de polegada de açafrão

1/4 de polegada de gengibre

 

Modo de preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador e depois passe por um voal ou coador fininho.

 

Rendimento: 

600ml

 

 

Xote de gengibre

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

O gengibre é um poderoso anti-inflamatório, anticoagulante, antioxidante e bactericida. Preparar um xote com ele é a coisa mais simples do mundo.

 

Ingredientes:

500g de gengibre

 

Modo de preparo:

Lave o gengibre e coloque em um slow juicer ou processador de alimentos.

 

Dica:

Puxe o ar, tome tudo de uma só vez, e depois solte. Nenhuma dose de vodka se compara com um xote de gengibre.

 

 

Xote de limão, açafrão e pimenta caiena

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Esta poderosa combinação de ingredientes preparada pela Chef Hadas tem ação anti-inflamatória, antibacteriana, auxilia a regular o pH do sangue, melhora o sistema digestivo e ainda ajuda em casos de prisão de ventre e constipações. Tá bom assim? Então vamos à receita.

 

Ingredientes:

Suco de 1 limão bergamota

1/2 colher de chá de pimenta caiena

1/4 xic. de água mineral

1 colher (de chá) de agave (opcional)

 

Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes em uma xícara, mexendo bem com uma colher. Se quiser, você também pode colocar agave para dar uma equilibrada no sabor. O ideal é tomar de uma vez só, pela manhã.

 

 

Receitas da Renata Coelho

A Renata Coelho é medica cardiologista e sempre salva o SouVegetariano.com quando temos alguma dúvida. Mantendo o costume de nos oferecer dicas efetivas e fáceis de fazer, ela nos presenteou com uma receita de suco (que até os seus filhos preparam em casa) e de um chazinho que são tiro e queda para melhorar a sua gripe.

 

Suco de limão com gengibre e mel

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Ingredientes:

Suco de 1 limão

1 pedacinho de gengibre

1 colher (de sopa) de mel

 

Modo de preparo:

Até o maior dos preguiçosos é capaz de fazer essa receita. Basta bater os ingredientes em um processador de alimentos e depois coar. Se quiser, você ainda pode acrescentar 40 gotas de extrato de própolis verde, que, segundo a Renata, é um super restaurador da imunidade.

 

 

Chá de tansagem e guaco com hortelã

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Ingredientes:

1/2 colher (de sopa) de folhas de tansagem

1/2 colher (de sopa) de guaco

2 folhinhas de hortelã

 

Modo de preparo:

Ferva todos os ingredientes junto com água :)

 

Rendimento:

1 xícara

 

Lembre-se!

A Renata Coelho diz que essas receitas caseiras realmente ajudam muito. Porém, ela alerta que em processos virais, o que deve ser priorizado é a combinação de uma boa hidratação e repouso, para que o organismo tenha tempo e condições de se restaurar.