Receita de molho branco vegano - Alfredo 

Sua plataforma online de comida
vegetariana e vegana.
Conheça

Você está em: Matérias

A receita de molho branco vegano mais rápida e mais fácil que você já viu

Receita de molho branco vegano - Alfredo 

Publicada em 07.04.2016

veliveryonline2

 

Quando tomamos a decisão de eliminar alimentos de origem animal da nossa dieta, acabamos precisando voltar aos básicos e reinventar todas receitas que faziam parte do nosso dia a dia, como: bolo de chocolate, omelete, molho a bolognesa, molho branco e etc. Para mim, o molho branco (ou alfredo) foi o que mais fez falta, já que ele faz parte de inúmeros pratos, e por não ter sido muito fácil criar uma nova versão dessa receita. Por um tempo, eu insisti em tentar fazer esse molho com leites vegetais prontos – aqueles que a gente encontra na estante do super mercado – mas nunca ficou bom. Ou o leite era adoçado e estragava totalmente a receita (não há sal que amenize o gosto de um adoçante industrial) ou sempre ficava um gosto residual de soja, desagradando todos membros da família que não faziam questão de evitar o leite convencional.

Além disso, pra ser sincera, eu sempre evitei receitas que levassem castanhas de caju hidratadas porque na maioria das vezes a gente não chega a pensar 8 horas (tempo necessário para hidratar as castanhasl) antes no que vai comer. Até que eu descobri que, se hidratar as castanhas durante 15 minutos em água fervendo elas ficam tão macias quanto se deixar elas 8 horas de molho na água a temperatura ambiente (obrigada André – blog Tempero Alternativo – pelo ensinamento). A partir daí a minha vida vegetariana ficou um tanto quanto mais fácil e consideravelmente mais saborosa.

Essa receita, como vocês já devem ter percebido, é à base de castanhas de caju, e é realmente muito fácil de preparar, fica pronta em menos de meia hora e juro que ela vai agradar toda a família. E não, você não precisa de um super mega liquidificador industrial para fazer em casa, basta hidratar bem as castanhas que elas se desmancham facilmente.

 

Receita de molho branco vegano – Alfredo

6 - Pronto, servido com Massa Integral e Ervilhas

Molho branco vegano com massa integral e ervilhas / Por Marina Godward

 

Ingredientes: 

1 c.sopa de Maisena + 1-2 c.sopa de água

• 1 xícara de Castanhas de Caju cruas

• 2 + 2 xícaras de Água

• 1 dente de Alho, descascado (opcional)

• ¼ – ½ c.chá de Noz Moscada, em pó ou moída

• ¼ – ½ c.chá de Pimenta do Reino, em pó ou moída

• Sal a gosto

• Suco de ½ Limão

• 1 c.chá de Mostarda escura (opcional)

 

Modo de Preparo:

1 - Ingredientes

1 – Ingredientes / Por Marina Godward

 

2 - Castanhas Hidratadas

2 – Castanhas Hidratadas / Por Marina Godward

 

3 - Pré mixer

3 – Pré mixer / Por Marina Godward

 

4 - Molho batido

4 – Molho batido / Por Marina Godward

 

5 - Molho Pronto

5 – Molho Pronto / Por Marina Godward

 

6 - Pronto, servido com Massa Integral e Ervilhas(3)

6 – Pronto, servido com Massa Integral e Ervilhas / Por Marina Godward

 

1 – Em um pote pequeno, dissolva Maisena com água e reserve.

2 – Hidrate suas castanhas em 2 xícaras de água fervendo por 15 minutos, ou em 1 xícara de água à temperatura ambiente por 8 horas.

3 – Quando suas castanhas já estiverem bem hidratadas (elas ficam inchadas e tão macias que você consegue amassar com a mão), misture as demais 2 xícaras de água, restante dos ingredientes e a mistura de maisena.

4 – Bata tudo com um mixer (ou em um liquidificador) até que as castanhas estejam bem dissolvidas e todos ingredientes bem incorporados, formando uma mistura homogênea.

5 – Cozinhe, em fogo baixo, por mais 5-10 minutos (mexendo bem) até que o molho comece a ferver, e então está pronto!
Caso você deseje um molho ainda mais grosso e encorpado, continue cozinhando e mexendo até atingir a consistência desejada, mas cuide porque ele sempre acaba cozinhando um pouco mais no próprio calor.

6 – Sirva com diferentes tipos de massa e vegetais, ou use para o preparo de lasanhas, estrogonofe, caçarola de vegetais e etc.

 

6 - Pronto, servido com Massa Integral e Ervilhas(2)

Prato servido com molho branco vegano / Por Marina Godward

 

Marina Godward SouVegetariano.com

 

veliveryonline2