Sua plataforma online de comida
vegetariana e vegana.
Conheça

Você está em: Matérias

7 dicas pra você economizar dinheiro sendo vegetariano

Publicada em 15.04.2015

econimizar_sendo_vegetariano

Foto: Reprodução

 

Existe um mito de que ser vegetariano é caro. Pra quem não sabe cozinhar, só come em restaurante ou vive dos congelados do supermercado, talvez até seja mesmo. Mas se você se organizar, vai acabar economizando uma grana.

Em uma época que não está fácil pra ninguém, criamos algumas dicas pra te ajudar a gastar menos com a alimentação, sem deixar de ser saudável. Elas valem pra novos vegetarianos e também pra quem só está precisando salvar uns trocos pra engordar o porquinho (o de porcelana, é óbvio).

 

1. Compre pensando no café da manhã, no almoço e no jantar

comece_pela_feira

Foto: Reprodução

Os alimentos base de uma dieta vegetariana podem ser utilizados em mais de uma refeição. Verduras e legumes valem tanto pro almoço quanto para o jantar, e se bobear até para o sanduíche da tarde. As frutas são perfeitas pro café da manhã e também pra lanches e sobremesas. Use a cabeça antes de comprar e pense bem nas refeições que você vai fazer, assim você evita o desperdício de ingredientes e com isso gasta menos dinheiro.

 

2. Comece as compras na feira e termine no supermercado

Essa dica poderia ser numerada como 1.1. Nos pratos vegetarianos, uma boa porcentagem dos ingredientes é composta por hortaliças, grãos e sementes. Ítens que ficam muito mais baratos quando comprados nas feirinhas (nas orgânicas o benefício se extende do bolso para a saúde). Vá até a feira e encha suas ecobags. Depois disso, os supermercados continuam sendo excelentes opções pra encontrar o que faltou por um precinho bem camarada.

 

3. Escolha bem os alimentos no buffet

buffet

Foto: Reprodução

Evite substituir a carne por muitas massas e alimentos cheios de carboidratos. Eles são mais pesados e não são as melhores fontes de proteína. Alimentos como grão-de-bico, arroz integral, quinoa, beterraba, ervilha, vagem e algumas sementes e castanhas são mais eficazes nesta tarefa e muito mais leves na hora de pesar :P

 

4. Coma fast food onde a opção vegetariana é mais barata

Algumas grandes redes não oferecem desconto quando você pede pra tirar a carne do sanduíche. Em outras, as versões vegetarianas são bem mais baratas. No Subway, por exemplo, o sanduíche vegetariano custa menos de oito reais. Outra grande escolha continua sendo a lancheria do seu bairro. Se você fizer amizade com o tio da chapa, ele vai acabar trocando a carne por uma quantidade bem maior de outros ingredientes.

 

5. Leve frutas pro trabalho

frutas_no_trabalho

Foto: JD Hancock

Comprar aquele pastel folhado que vendem no lado do seu trabalho é sinônimo de desperdício de dinheiro. Trazendo algumas frutas de casa você economiza uma grana e faz um baita favor para sua saúde.

 

6. Fique atento aos vegetarianos das redes sociais

Se você tem um amigo vegetariano, comece a prestar mais atenção nele. Os vegetarianos adoram compartilhar suas experiências, e muitas vezes elas são relacionadas a comer bem e gastar menos. Para os imigrantes, vale muito frequentar alguns grupos do gênero no facebook, eles estão cheios de dicas e de pessoas dispostas a tirar suas dúvidas.

 

7. Troque a bolonhesa pelo pimentão e o brócolis

massa

Foto: minimalistbaker.com

O pimentão fica perfeito com qualquer molho vermelho. Já o brócolis, é o melhor amigo dos molhos brancos. Com esses dois ingredientes você substitui a carne em massas e lasanhas e de quebra gasta bem menos dinheiro.