Sua plataforma online de comida
vegetariana e vegana.
Conheça

Você está em: Matérias

Guia de compras para uma cozinha saudável de verdade

Publicada em 10.04.2015

Com uma cozinha equipada fica MUITO mais fácil preparar alimentos saudáveis. Óbvio que isso não é uma coisa barata. Mas com um pouquinho de planejamento e economia, mês a mês você consegue comprar alguns ítens que se tornam essenciais logo a partir do primeiro uso.

Pensando nisso, montamos um guia de compras mensais que vai te ajudar a montar uma cozinha completíssima, cheia de utensílios e digna de um chef.

 

Abril: Um bom Liquidificador

liquidificador

O item mais indispensável na cozinha do vegetariano

Um bom liquidificador é o item mais urgente pra qualquer pessoa que busca uma alimentação mais saudável. Você troca os sucos de saquinho e de caixinha por sucos de verdade, frescos, livres de açúcares, corantes e tudo o que existe de artificial.

Por aproximadamente dois Ovos de Páscoa você consegue adquirir um liquidificador potente e que não vai te deixar tão cedo na mão.

 

Maio: O Ralador em Espiral

ralador_espiral_v2

O ralador em espiral é o fim do glúten na sua cozinha

Quer viver longe de glúten, farinhas e gorduras? Então este pode ser o seu novo melhor amigo. Com ele você rala vegetais em formato de massa e consegue preparar pratos de encher os olhos e alimentar a saúde.

Você pode optar por um ralador mais sofisticado e fácil de manejar, ou por algum mais simples, mais em conta e bem mais barato que qualquer presente de dia das mães.

 

Junho: Uma Panela de Ferro ou de Barro

panela_de_barro_v3

As panelas de ferro são ótimas para vegetarianos, pois repassam seus minerais para os alimentos

O que adianta saber fazer uma massa super saudável se você não tem a panela adequada? As panelas de barro são livres de substâncias tóxicas em sua composição, já as de Ferro transferem mineral para os alimentos e combatem a anemia. Tanto uma quanto a outra oferecem um sabor todo especial para os seus pratos e são mais baratas do que organizar qualquer festa junina.

 

Julho: A Faca de Cerâmica

faca_ceramica

Com uma boa faca de cerâmica você nunca vai ficar na mão

Claro que existem facas mais baratas. Mas as facas de cerâmica não perdem o corte, não oxidam, não escurecem, são super leves e muito indicadas para o manuseio de frutas e verduras.

Os preços aqui variam bastante, na mesma proporção do que as garrafas de vinho que você vai tomar nessa época.

 

Agosto: Os Medidores

medidores

Existem medidores de vários preços e materiais. Quanto mais você tiver, melhor!

Depois de gastar um pouco a mais com os ítens anteriores, chega a vez de dar um sossego para o bolso. Você consegue encontrar medidores de cozinha super baratos. Eles são ideais para receitas mais precisas ou preparar pratos para várias pessoas.

 

Setembro: Um Voil (ou Panela Furada)

voil

O Voil pode ser encontrado em qualquer loja de tecidos

Depois que você conhecer o Voil, os coadores convencionais vão perder o sentido. Ele é ideal para filtrar sucos e leites de sementes. Barato (o preço de um picolé) e muito fácil de manejar, o Voil possibilita retirar todas as fibras e elementos indesejados, deixando suas bebidas caseiras um verdadeiro néctar dos Deuses.

Para aprender a fazer leites de sementes, leia a coluna da Conceição Trucom. Para saber porquê fazer isso, leia a coluna da Melissa Suarez.

 

Outubro: O Desidratador

desidratador

O desidratador mantém as propriedades dos alimentos e deixa tudo delicioso

Frutas e legumes desidratados são uma delícia e incrivelmente saudáveis. Aproveite que você já economizou um pouco nos meses anteriores, para comprar o seu próprio desidratador e esquecer que um dia existiram as balas e salgadinhos industrializados.

Alguns são mais caros, mas você consegue encontrar opções por menos do que gastaria em Chope numa Oktober Fest.

 

Novembro: Livros de Receitas

livro_de_receitas

Semana que vem nosso portal também vai estar cheio de receitas vegetarianas

Agora a sua cozinha já está quase completa. Então corra para as livrarias (ou para a internet), encontre novas receitas e incorpore o Chef que existe dentro de você. Mas pelo amor de Deus, escolha as opções mais complexas! Você já tem todas as ferramentas necessárias para fazer o que quiser :)

 

Dezembro: Um Slow Juicer

slowjuicer

Green Star é a marca mais indicada por profissionais

Deixamos este item para o final, porque talvez você tenha que usar o seu 13º salário ;D Apesar de caro, um Slow Juicer de verdade é uma das coisas mais maravilhosas para agregar à sua cozinha. Trata-se do suprassumo dos sucos saudáveis, já que ele preserva o máximo de vitaminas dos alimentos.

Aqui no Brasil, a esmagadora maioria dos aparelhos vendidos com nome de Juicers na verdade são centrífugas (óbvio que elas têm o seu valor, mas nem se comparam com as máquinas de prensagem a frio).