Sua plataforma online de comida
vegetariana e vegana.
Conheça

Você está em: Matérias

Como o mês em que você nasceu influencia na sua saúde

Publicada em 10.06.2015

como o dia em que voce nasceu influencia na sua saude

Foto: tesco-baby.com

Se o seu bebê nasceu no mês passado, levante as mãos pro céu e agradeça, são boas as chances de ele ter uma saúde de ouro. Pelo menos é isso que indica um estudo divulgado ontem pelo The Independent, onde foi relatado que o mês do seu aniversário pode indicar que você está (ou não) mais propenso a ter determinadas doenças.

Segundo o que foi publicado no portal, pesquisadores da Universidade Columbia, de Nova York, desenvolveram um algoritmo que aponta uma relação entre o mês de nascimento e o risco de sofrer determinados problemas de saúde. Avaliando a base de dados médicos da cidade, foram encontradas 55 doenças correlacionados com o período de nascimento.

As pessoas nascidas em maio teriam o menor índice de doenças, e os nascidos em outubro o mais alto. A asma, por exemplo, seria mais comum entre os aniversariantes de julho, enquanto as doenças sexualmente transmissíveis seriam mais propensas aos de outubro.

 

Janeiro – Hipertensão e cardiomiopatia (doença do músculo cardíaco)

Fevereiro – Câncer no pulmão e nos brônquios

Março – Insuficiência cardíaca, prolapso da válvula mitral e arritmia

Abril – Angina

Maio – Mês da sorte! Nenhum aumento nas probabilidades de doença

Junho – Angina Instável

Julho – Asma

Agosto – Outro mês da sorte

Setembro – Vômitos

Outubro – Picadas de insetos, doenças sexualmente transmissíveis e infecções pulmonares

Novembro – Menos propensos a desenvolver arritmia, prolapso da válvula mitral e câncer de pulmão

Dezembro – “Roxos” (hematomas)

 

Felizmente, os próprios autores da pesquisa alertam que a descoberta não deveria criar grandes preocupações. Segundo o Dr. Nicholas Tatonetti, professor assistente da Universidade, os riscos relacionados ao mês de nascimento são relativamente menores comparados à outras variáveis mais influentes, como dieta e exercícios. Os autores do estudo esperam que os dados pesquisados possam ajudar a descobrir novos fatores de riscos de doenças

Para realizar o estudo, os cientistas da Columbia compararam 1.688 doenças com o mês de nascimento e histórico médico de 1,7 milhões de pacientes do Centro Clínico da universidade entre 1985 e 2013. A equipe de pesquisa ainda pretende replicar o teste em outras cidades do país para verificar se os dados podem ser afetados pela estação do ano e fatores do meio ambiente.