Sua plataforma online de comida
vegetariana e vegana.
Conheça

Colunistas

Você está em: Colunistas > Colunas > Renata Coelho

Saúde Integral e Consciência Alimentar

Publicada em 23.03.2015

coluna-triade_ser_humano

Médica cardiologista, formada há 20 anos, sempre fui muito inquieta em relação ao que entendia como saúde. Sempre me questionei como e porquê as doenças aconteciam, porque afetam algumas pessoas e outras não.

O que venho descobrindo durante anos de estudo e observação, é que nossa saúde é determinada por vários fatores. O olhar deve ser integral, amplo e holístico. Assim, acredito que para se ter saúde, há necessidade de equilibrarmos 3 importantes aspectos: Corpo, Mente e Alma.

O equilíbrio do corpo físico se dá prioritariamente pelos bons hábitos alimentares e pela realização de atividades físicas regulares. O equilíbrio da mente é obtido a partir de práticas como meditação e yoga, por exemplo. Já o equilíbrio da alma… Este sem dúvida é o mais difícil de alcançarmos, porquanto seja o mais esquecido e muitas vezes negado. Uma vez alcançado este equilíbrio, somos saudáveis e certamente felizes.

Esta tríade se fortalece, se amplia e progride a medida que um dos fatores é fortalecido, o que significa dizer que uma coisa puxa a outra. Quanto melhor nos alimentamos, mais nosso organismo nos pede exercícios físicos, assim como o inverso é verdadeiro – se nos exercitamos e temos isto como rotina, mais o corpo pede alimentos saudáveis. Independente do que venha primeiro, em algum momento o equilíbrio do corpo requer ou ajuda na manutenção de uma mente mais focada, mais saudável. E ali se estabelece o caminho para a espiritualidade, seja como cada um a entenda, um novo e necessário caminho para a evolução e crescimento pessoal, e daí para  a sociedade.

Minha missão é compartilhar minhas ideias sobre Saúde Integral, dando dicas em relação à Consciência Alimentar e instigando o leitor a se posicionar em relação às suas escolhas, principalmente as alimentares, e da importância e do reflexo destas na saúde como um todo.

Aqui na coluna do SouVegetariano.com espero ser um agente de mudança, e que os questionamentos levantados sirvam de alavanca para a transformação pessoal de cada UM. Vamos priorizar o olhar na Saúde Integral-física e mental, ampliando a percepção sobre Saúde. Mas nada impede que a alma – e a coluna – se expandam também!!

 

Um grande abraço,

Renata