Sua plataforma online de comida
vegetariana e vegana.
Conheça

Colunistas

Você está em: Colunistas > Colunas > Mariana Beduschi

Fique por dentro da moda sustentável

Publicada em 24.03.2015

coluna-moda-sustentavel

Foto por thegreedyseagull

Queridos Leitores do SouVegetariano.com,

Bem-vindos ao nosso Portal.

Primeiramente, gostaria de me apresentar: meu nome é Mariana (mas podem me chamar de Mari) e sou de Porto Alegre, RS. Sou formada em Medicina pela Universidade Luterana do Brasil e em Fashion Design pelo Art Institute of Indianapolis em Indiana, EUA – duas faculdades totalmente diferentes, eu sei, mas considero-me privilegiada por ter tido a chance de me aventurar por estes dois universos tão fascinantes.

Meu interesse pelo mundo da moda começou relativamente cedo, aos quatro anos de idade: ao lado de minha precoce e inexplicável paixão por roupas e acessórios, minha principal diversão consistia em horas e horas desenhando vestidos, blusas, saias, bolsas… mal sabia eu que aqueles rabiscos ingênuos e desajeitados seriam um esboço de algo muito maior que veio a se concretizar em 2009 quando, recém-chegada aos Estados Unidos, iniciei meu curso de moda.

Ao longo destes anos, meu inocente hobby se tornou alvo de estudos constantes e minuciosos e, em pouco tempo, o que antes sugeria uma variação sazonal de tendências em vestuário apresentou-se para mim como um elaborado conjunto de materiais, cores, texturas, estampas e silhuetas, capaz de revelar informações únicas sobre períodos históricos, culturas, crenças, profissões, necessidades, interesses e até mesmo sobre a personalidade de seus criadores e consumidores.

E se eu disser que, além de todos estes predicados, a moda pode servir também como um potente veículo de princípios e conscientização? Por exemplo, quando uma modelo participa de uma  campanha na qual defende uma causa social, ou um designer adota materiais que não exploram ou agridem o meio-ambiente, seus ideais passam a ser partilhados, divulgados e colocados em ação através de seus seguidores e clientes. Assim, o que começou como uma simples intenção pode tornar-se uma imensa e benéfica corrente visando o bem – e é justamente esta iniciativa que gostaria de compartilhar com vocês.

Felizmente, o atual mundo da moda e estética comporta uma infinidade de criadores voltados a uma nova filosofia de beleza e bem-estar: o conceito Be Cool, Not Cruel está se disseminando cada vez mais nos quatro cantos do planeta, desenvolvendo produtos que não apenas consideram as necessidades básicas de seus clientes – físicas e psicológicas – mas também respeitam e preservam a natureza, condenam os testes e maus tratos aos animais, reduzem significantemente os graus de toxicidade e, de quebra, são lindos, estilosos, confortáveis e de ótima qualidade. Nada mal, hein?

Com essa idéia em mente, gostaria de mostrar a vocês um pouco mais deste universo e apresentar alguns dos artistas, estilistas, personalidades, marcas e laboratórios que abraçaram este movimento e fazem sucesso – e toda a diferença –  dia após dia com seus ideais e criações. Também darei dicas de onde podemos encontrar estes produtos no Brasil e exterior, além de sugestão de leituras, vídeos, websites, enfim, tudo o que for para a sua diversão e informação dentro deste fascinante universo da moda sustentável!

Obviamente, este espaço é dedicado especialmente para vocês e suas participações tornam o nosso trabalho mais completo e muito mais gratificante. Enviem seus comentários, sugestões, dúvidas e críticas sempre que desejarem – ficarei superfeliz em atende-los e conhece-los melhor!

Gostaria de concluir esta introdução agradecendo por esta oportunidade única de dividir com vocês algo que sempre me encantou e espero sinceramente poder despertar, ainda que de leve, um pouquinho desta curiosidade e paixão em cada um dos leitores do SouVegetariano.com.

Que seus dias sejam repletos de beleza, luz, alegria, paz e gentileza. Como diria um de meus provérbios favoritos, “aquele que faz e promove o bem cultiva o seu próprio êxito”.

 

Um forte abraço a todos,

Mari