Churrasco sem carne? | SouVegetariano.com

Sua plataforma online de comida
vegetariana e vegana.
Conheça

Você está em: Matérias

Churrasco sem carne?

Publicada em 02.04.2015

destaque_churrasco

Pra maioria das pessoas, o que não faltam são motivos pra fazer um churrasco. É aniversário, reunião de empresa, jogo de futebol, final de semana, dia de semana, encontros, reencontros, etc, etc, etc, etc.

Mas pra quem é vegetariano, principalmente se for há pouco tempo, a celebração mais pedida entre os brasileiros (e a única possível entre os gaúchos), as vezes se torna uma dor de cabeça.

Foi pensando nisso que reunimos algumas dicas para você poder ir a todos os churrascos, comer e se divertir como qualquer outro, e ainda ser o responsável pelas opções mais criativas e deliciosas do dia.

 

1- Não deixe de ir

Antes de falar o que levar, pedimos que você não deixe de ir. O que mais se encontra por aí são pessoas taxando vegetarianos de chatos. E se afastando daqueles que você convive, o máximo que vai conseguir é alimentar este argumento. Falando em se alimentar, faltar um churrasco pode significar perder uma excelente oportunidade de apresentar aquele espeto de pimentão bem incrementado que só você sabe fazer.

Mas alguns vegetarianos, e principalmente veganos, realmente não se sentem bem indo a eventos como estes. Se for assim, tente ficar longe da churrasqueira, ou agradeça o convite e deixe para uma próxima.

 

2 – Crie opções com ingredientes simples e comuns

cogumelo

Cogumelos gigantes recheados com ovos e especiarias.

Este é o tipo de evento onde, na grande maioria das vezes, o que importa é a bebida e a junção de pessoas. Então aquele seu prato super sofisticado, apesar de delicioso, não vai chamar a atenção de ninguém. Combine elementos simples e mostre que você é criativo e fácil de agradar. Uma boa opção é reinventar o famoso pão com alho e criar outros tipos de pastinhas para acompanhar. Faça dos seus pratos a novidade do momento, e convide todo mundo pra provar!

 

3 – Explore a beleza e as cores dos alimentos

Surpreenda seus amigos com pratos coloridos e bonitos de se ver. Mesmo pra quem não é vegetariano, isso sempre acaba chamando a atenção. A maioria das pessoas come com os olhos, e um prato lindão vai despertar e muito aquele quase insaciável apetite visual.

 

4 – Se eles têm espetos, você também tem o seu!

Esta matéria poderia ser só sobre espetinhos, são milhares as opções de fazer. Da pra usar tomates, abobrinha, batata, beringela, cebola, pimentão, e muito mais. Você pode cortar pedaços menores e fazer espetinhos, ou pedaços maiores para colocar num espeto normal. Alguns legumes podem ser recheados com queijo, tofu e especiarias. Mas não esqueça de virar frequentemente e tenha cuidado com a altura do fogo para não queimar. Se não for você quem estiver fazendo o churrasco, peça com educação para o assador não misturar o seu espeto com os demais ;)

 

5 – Se tem uma grelha, você ganhou na Mega-Sena!

grelha

Mix de vegetais: Beringela, tomate, cebola, abobrinha, aspargos, tomate, milho e pimentão.

A grelha é o principal instrumento para um churrasco vegetariano. Ela é super versátil e pode comportar vários estilos de grelhados. Os cogumelos recheados são bons exemplos. Você encontra eles fresquinhos em diversos tamanhos, tanto para aperitivos quanto para levar junto à mesa. Além disso, legumes como abobrinha, aspargos e brócolis sempre funcionam. Pra tudo ficar ainda mais gostoso, antes de grelhar deixe marinar no azeite de oliva, sal ou shoyo por uns 15 minutos.

 

6 – Quer algo mais simples?

milho_tomate

Milho e tomate na grelha ou no espeto.

Os milhos e tomates são sempre uma boa pedida. O milho é uma das grandes delícias do churrasco vegetariano e vegano. E é muito simples: regue ele com água e sal, coloque no espeto ou na grelha e tenha um bom apetite! Fique a vontade para incrementar, um bom vegetariano sempre inventa, seja na cozinha ou na churrasqueira.

 

7 – Churrasco vegetariano tem que ter pimentão

pimentao

Pimentão fatiado recheado com queijo e orégano.

Pimentão no fogo é sempre uma delícia. Você pode fazer na grelha e no espeto, o ideal é ir virando de tempo em tempo, até que a casca fique marrom em todos os lados. Pra quem não é vegano, uma boa opção é servir em pedaços picados com queijo e orégano como aperitivo.

 

8 – Leve papel alumínio

O papel alumínio da um sabor todo especial para os legumes, principalmente a cebola e o alho. Você pode pegar um alho inteiro, cortar levemente a tampa na parte de cima, enrolar no papel alumínio e levar ao fogo. Ele vai virar um creme incrível, vale muito a pena experimentar.

 

9 – Use o tempo a seu favor

Um churrasco vegetariano fica pronto muito mais rápido. Se quiser comer junto com todo mundo, espere um pouco antes de colocar no fogo. Mas também pode dar uma de esperto e apressar o processo pra pegar todo mundo com fome :D Você vai garantir atenção total para os seus quitutes e de quebra acaba incentivando um consumo mais moderado de carne.

 

10 – Não dê chances para o azar, faça um abacaxi!

abacaxi3

Abacaxi assado com mel.

O abacaxi no espeto é a opção que não pode faltar. Ele é mais uma das alternativas que não tem erro, todo mundo gosta! Com canela então, fica uma delícia. Usar outras frutas também pode ser uma boa ideia. As cítricas facilitam a digestão. Já a melancia, fica ótima para sobremesa e para ser grelhada com um pouco de sal. Experimente, você vai se surpreender.

 

Nota: Se algum dia você achou que não dava pra ser vegetariano em dia de churrasco, acabou de descobrir que estava errado. Além destas dicas, existem milhares de outras. Assim como nas panelas, o churrasco só com vegetais faz você expandir seu paladar e sair em busca de novas misturas.