Sua plataforma online de comida
vegetariana e vegana.
Conheça

Você está em: Matérias

Assista nossa seleção de TED Talks e saia dando aula sobre alimentação

Publicada em 23.04.2015

Hoje mesmo publicamos uma matéria com dicas de livros sobre alimentação. Agora chegou a vez de mostrar um caminho mais rápido para o aprendizado. Rápido mesmo, em exatos 68min e 66s você pode se tornar um verdadeiro perito.

Os eventos do TED Talks são famosos no mundo inteiro. Suas mini-palestras abordam assuntos incríveis e sempre com um ponto de vista diferente.

Para o bem da sua saúde e bem-estar, muitos dos vídeos do TED falam sobre a alimentação. Como existem várias opções, separamos 5 que julgamos as mais indispensáveis.

São vídeos de 5 a 20 minutos que podem mudar a sua vida (é sério). Mas nada daquela coisa chata e sensacionalista, pelo contrário, é um jeito bem divertido de aprender. Os palestrantes usam dados reais e nos mostram que com escolhas simples podemos fazer uma grande diferença para o nosso corpo, nossos filhos e até para o nosso planeta.

Quer ver? É só dar o play e selecionar a legenda.

 

Graham Hill: Why I’m a weekday vegetarian

“Porque eu sou vegetariano em dias de semana” 

Este é de longe o vídeo mais democrático em nossa seleção. Ideal para quem simpatiza com o vegetarianismo, mas ainda não se julga pronto para a mudança. Em apenas 5 minutos, Graham Hill, o criador do portal TreeHugger.com, te convence a adotar o método que ele chama de “weekday vegetarian”, onde você se torna vegetariano em dias de semana, podendo comer o que quiser nos outros dois dias, e assim consegue causar um grande e positivo impacto no meio ambiente.

 

Jamie Oliver: Teach every child about food

“Ensine todas as crianças sobre alimentação”

A questão é a seguinte: se você tem ou pensa em ter filhos, você simplesmente PRECISA ver esse vídeo. Nele, Jamie Oliver, um dos chefs de cozinha mais famosos do mundo, mostra que a alimentação das crianças está indo de mal a pior, reduzindo até mesmo sua expectativa de vida. O ponto alto do vídeo é quando ele traz um carrinho de mão e despeja no palco a quantidade de açúcar que uma criança americana ingere, levando em consideração apenas o que é servido de leite nas escolas públicas (em uma caixinha de leite existe quase tanto açúcar quanto em uma lata de refrigerante). É chocante.

 

Annie Murphy Paul: What we learn before we’re born

“O que nós aprendemos antes de nascer”

O tema do vídeo não é exatamente a alimentação, mas mesmo assim vale muito o clique. Annie Murphy Paul é uma repórter de ciências, que fala sobre uma teoria de que nós começamos nosso aprendizado ainda na barriga de nossas mães. E muito do que aprendemos nessa fase, e que norteia boa parte do vídeo, é relacionado ao que elas comem nessa época. Segundo Annie, depois de nascer, os bebês parecem lembrar e preferir certos gostos que “experimentaram” durante a gestação. A teoria se chama Origens Fetais e vem sendo reforçada por estudos psicológicos e biológicos.

 

Mark Bittman: What’s wrong with what we eat

“O que há de errado com o que nós comemos”

Esse é o vídeo mais antigo, mais polêmico e talvez o mais preocupante de nossa seleção. Isso porque ele reúne dados alarmantes relacionados à indústria alimentícia, boa parte deles envolvendo a criação de animais para abate. Embora tenha sido gravado em 2007, aparentemente nada mudou neste terrível cenário apontado por Mark Bittman, um famoso jornalista e autor de best sellers sobre receitas e culinária. Em seu TED, ele afirma que não é vegetariano, mas aponta no vegetarianismo, ou pelo menos na redução de consumo de carne e aumento de consumo de vegetais, a verdadeira salvação para a saúde e para o meio ambiente.

 

Birke Baehr: What’s wrong with our food system

“O que está errado com nosso sistema de alimentos”

Birke Baehr era um menino de apenas 11 anos quando fez esse vídeo. Nessa época ele provavelmente já sabia mais sobre os alimentos do que você. E sabe como ele conseguiu isso? Estudando. Mas você pode recuperar o tempo perdido, assistindo o TED do moleque e descobrindo o quão irreal é a imagem que as grandes empresas vendem dos seus produtos. São 5 minutos muito rápidos e muito divertidos, que são um verdadeiro incentivo pra você passar a se preocupar mais com sua alimentação.