Sua plataforma online de comida
vegetariana e vegana.
Conheça

Colunistas

Você está em: Colunistas > Colunas > Renata Coelho

Uma Revolução Silenciosa: dados comprovam que o vegetarianismo cresce cada vez mais

Publicada em 24.06.2016

veliveryonline2

revolucao-silenciosa-vegetarianismo

 

Embora seja vegetariana há alguns anos, venho percebendo como o movimento em relação ao Vegetarianismo vem crescendo, sendo desmistificado e amparado em diversos aspectos. É o que eu chamo de Revolução Silenciosa!

 

Estou fazendo voluntariado numa ONG que acabou de chegar no Brasil, a Mercy for Animals, e tenho tido gratos momentos de ver isso no dia-a-dia. Histórias de adolescentes há pouco vegetarianos que já mobilizaram familiares e amigos e já vestiram a camiseta, de pessoas na ação há muito tempo, mas agora se vendo como ativistas… Tanta coisa legal!! Muitas iniciativas, muitos focos diferentes, mas falando da mesma coisa: da necessidade de evoluirmos como sociedade!

O movimento Segunda sem Carne, uma campanha mundial onde o ex-beatle Paul McCartney, um vegano de carteirinha e porta-voz da campanha, que mobilizou muitas pessoas, e ainda ajuda outras a tomarem consciência sobre a ética animal, foi uma destas primeiras iniciativas. Temos também o desafio dos 21 dias sem carne, lançado pela Sociedade Vegetariana Brasileira, que também vem conquistando vários adeptos, ao mostrar sem pena, dó ou piedade o quanto se economiza em água, desmatamento florestal, grãos e emissôes de gás carbônico, sem falar, é claro, nas vidas que são poupadas cada vez que alguém muda seu hábito alimentar e torna-se vegetariano.

No Brasil estima-se que 8% da população seja vegetariana, mas este número vem crescendo. E não pára por aí! Em iniciativas de algumas escolas paulistas, por exemplo, já se conta com um dia por semana de merenda vegetariana, num explícito cuidado com a saúde das crianças, modelo que bem poderia ser replicado Brasil a fora…

 

Leia

 7 dicas para você economizar dinheiro sendo vegetariano
• Mini-Mercado vegano abre as portas em Porto Alegre
• SouVegetariano.com lança plataforma de pedidos online

 

Mas não é só no Brasil, não!

 

Hoje no Reino Unido há cerca de meio milhão de veganos, e o crescimento estimado é de 3 a 4x nos últimos 10 anos. Na Alemanha não é diferente: São 600.000 veganos, e estima-se que o veganismo tenha crescido cerca de 800% somente nos últimos 3 anos. Por trás de aumento expressivo de pessoas escolhendo se alimentar de forma mais saudável, há uma óbvia preocupação com a ética animal e sem dúvida também em relação à sustentabilidade e a questão ecológica. Lá eles entendem a impotância de causar o menor impacto ambiental, porque tem recursos reduzidos, e mais consciência ecológica.

Claro que a questão de cuidar do planeta é muito importante, mas ultimamente a Ética animal vem sendo discutida a partir de eventos envolvendo violência contra animais encarcerados em parques, como aconteceu no episódio do gorila morto num parque após segurar um menino que caíra em seu espaço de confinamento, dos leões abatidos após um homem ter se jogado em sua jaula e na última semana, a morte de crocodilos em Orlando, após um deles ter pego um menino que passeava no entorno do lago onde ficam presos.

Já há previsão de encerramento das atividades do Seaworld a partir do ano que vem, após o baixo público nos últimos anos, talvez associado a informação contida no documentário Blackfish, que alerta as pessoas dos maus tratos sofridos pelos animais que passam suas vidas em cativeiro. Há sinalizações em todo o mundo de que estamos mudando!! Já há, principlamente na União Europeia, países proibindo o uso de testes de cosméticos e produtos de higiene com animais, por se entender que é “motivo fútil”. Mesmo no Brasil, em 2013, houve uma ação que libertou cachorros que eram abusados ao serem testado “dermatologicamente”.

 

Então não é prá se entusiasmar??

 

Cada vez que expandimos nossa consciência e fazemos este exercício de avaliarmos nosso modo de alimentar ou vestir, vamos crescendo em maturidade e tendo escolhas mais responsáveis, conosco, com os animais e com o planeta!!

 

E viva a Revolução Silenciosa!!!

 

E a propósito: Na próxima semana teremos em Porto Alegre oportunidade única de assitir uma grande palestra com Oberom, que é professor de yoga e ativista da Ética Planetária! Um presente para nossa cidade e um evento imperdível!!

&nbs