Ora pró-nobis: como cultivar uma planta alimentícia (PANC)

Sua plataforma online de comida
vegetariana e vegana.
Conheça

Colunistas

Você está em: Colunistas > Colunas > Helena Schanzer

Ora pró-nobis: aprenda como cultivar esta nutritiva planta alimentícia não convencional (PANC)

Publicada em 08.09.2015

A Pereskia aculeata, de nome popular Ora pró-nobis, é uma planta trepadeira da família das cactáceas e nativa da América do Sul. Ela cresce vigorosamente, tem ramos suculentos e espinhos nos caules. As flores são perfumadas, pequenas, brancas com miolo alaranjado, ricas em pólen e néctar, muito melíferas e aparecem na primavera e no verão.

Conheça a flor que pode ser consumida crua na salada.

ora-pro-nobis como cultivar arvore

Ora pró-nobis: árvore –  Foto: Helena Schanzer – SouVegetariano.com

Leia também: a transição para a alimentação viva

ora-pro-nobis como cultivar flor

Ora pró-nobis: Flor – Foto: Helena Schanzer – SouVegetariano.com

A planta pereskia, ora-pro-nobis, é um pouco sensível à geada. Deve ser conduzida amparando-se a ramagem. Deve-se ter cuidado porque pode se tornar uma planta invasiva em função do crescimento e resistência da planta.

Frutas: quando comer?

ora-pro-nobis como cultivar fruto

Ora pró-nobis: fruto – Foto: Helena Schanzer – SouVegetariano.com

É interessante tirar proveito dos espinhos plantando a Pereskia como cerca viva em grades e muros. A ora-pro-nobis é uma planta comestível e nutritiva de alta qualidade.

Conheça as crianças que vão te convencer a se tornar vegetariano.

ora-pro-nobis como cultivar galho

Ora pró-nobis: folha – Foto: Helena Schanzer – SouVegetariano.com

A pereskia (Ora pró-nobis) se multiplica facilmente (é bom e ruim porque vira invasora), basta um pedaço pequeno do caule e enterrar na terra que já teremos uma muda.  Se a intenção for usar as folhas para o suco verde, plante em floreiras algumas estacas de caule e conforme vão brotando, vá coletando as folhas e usando. Na foto abaixo, observe como fazer estacas em uma jarra com água para enraizar e depois plantar na terra.

Um café da manhã vegetariano, saudável e campeão.

ora-pro-nobis como cultivar galhos

Ora pró-nobis: galhos – Foto: Helena Schanzer – SouVegetariano.com

Em Minas Gerais, a planta é muito difundida na culinária local. Originária do continente americano, encontram-se variedades nativas dessa hortaliça perene, rústica e resistente à seca da Flórida, nos Estados Unidos, à região sudeste do Brasil. A ora-pro-nóbis é de fácil manejo e adaptação a diferentes climas e tipos de solo. As folhas são a parte comestível da planta. Secas e moídas, elas são usadas em diferentes receitas, especialmente em sopas, omeletes, tortas e refogados, as folhas cruas em saladas. Outros as usam como mistura para enriquecer farinha, massas e pães em geral. As folhas da ora-pro-nóbis estão entre as que possuem maior teor de proteína, com algumas variedades chegando a mais de 25% da matéria seca. Na medicina popular, elas são indicadas para aliviar processos inflamatórios e na recuperação da pele em casos de queimadura.