Sua plataforma online de comida
vegetariana e vegana.
Conheça

Colunistas

Você está em: Colunistas > Colunas > Renata Coelho

É VegNatal!

Publicada em 24.12.2015

Cópia de Feliz-Natal_destaque

Chegou! Não importa a crença: se é pagã, e se comemora o solstício de verão e a chegada da nova estação… Ou ainda, nas antigas tradições orientais, onde se cultiva o Amor… Se a crença é religiosa, e se celebra o nascimento de Jesus… Não interessa se não se tem crença nenhuma, mesmo assim se vive na agenda midiática, e o Natal chega na figura do Papai Noel, desde que aquele refrigerante eternizou sua figura como ícone da época…

 

Nada disso importa, pois de qualquer maneira, chegou o Natal!

 

E independente do que se acredite, ou mesmo não acreditando em nada, todo mundo sabe que é nesta ocasião que o Espírito Natalino se apresenta. E com ele, momentos de reflexão, principalmente em relação a nosso contato com o “outro”, ao nosso convívio social, nossas relações sociais. Somos seres sociais e vivemos em comunidade, isto é fato. Nada mais importante do que se pensar em como queremos que estas relações sejam. E parece consenso em qualquer lugar, em qualquer cultura, em qualquer religião ou qualquer crença, de que se deseja Amor e Paz.

 

Então o Natal se torna uma ótima oportunidade para fazermos uma análise de nossas ações: estamos falando de Compaixão, de Amor, de Tolerância e de Confraternização. Vale pensar em uma máxima de Gandhi que sempre gosto de pensar:  ” Seja você a mudança que deseja ver no Mundo”, ou seja, começa comigo. E se começa com cada um de nós, que tal nos tratarmos com Amor e Tolerância, entendendo nossos passos em falso como oportunidades para novos caminhos? E fazermos novas escolhas baseadas em Amor?

 

Se desejamos mesmo este mundo de Paz, que nossas escolhas possam ser aquelas que respeitem nosso corpo, e que possamos priorizar nossas escolhas alimentares pensando numa Saúde Plena. Que nossas escolhas possam respeitar o Planeta e a Natureza, e que possa nosso modo de viver ser sustentável e respeitoso com nosso lar. E que nossa vontade de viver em Paz e Amor inclua ainda a ética animal como prioridade, pois quando se opta por ser vegetariano, estamos optando pelo respeito a outras vidas, cultuando a Cultura da Vida, honrando todo e qualquer ser vivo no planeta como outro habitante de nossa casa. E se são estas relações saudáveis e amorosas que queremos criar, que bom podermos ter a consciência desperta, ou despertando, porque isto significa que já estamos mudando o Mundo.

 

E neste novo mundo, que todos os seres sejam livres e felizes!! Que nossas relações sejam saudáveis, e que nossas trocas sejam criativas, poderosas e significativas!!

E que nosso Natal seja cada vez mais VegNatal!