Sua plataforma online de comida
vegetariana e vegana.
Conheça

Colunistas

Você está em: Colunistas > Colunas > Helena Schanzer

É fácil cultivar tomates em casa e sem agrotóxicos; Descubra como

Publicada em 10.07.2015

É bem fácil cultivar tomates em casa sem usar agrotóxicos. Você precisa de um vaso, floreira ou espaço de terra no jardim com no mínimo, 0,40 x 0,40 metros. E um lugar que receba sol direto e seja ventilado naturalmente. O tomateiro é uma planta trepadeira cujas hastes podem chegar a ter de 1 a 2 metros, de nome científico Solanum lycopersicum e é da mesma família da batata e da berinjela. É nativa da região Andina (Peru/Bolívia /Equador).

O fruto do tomateiro é o tomate, tem sabor que varia entre o ácido e o adocicado conforme a variedade. O tomate contém em média 94% de água, é rico em vitaminas A e C, vitamina B9, contém sódio, magnésio, cálcio, potássio e o benéfico licopeno. O tomate é uma das hortaliças que mais recebe agrotóxicos durante seu cultivo tradicional em larga escala. É uma das hortaliças mais universais e cultivadas no mundo ocidental.

foto pixabay  tomates

Foto: Pixabay – Tomates são fáceis de cultivar

 

Os frutos do tomateiro quando amadurecem, caem e se ressemeiam naturalmente. Estas mudinhas de tomate que se formam ao redor do tomateiro, vá replantando para dar continuidade a sua plantação de tomates.  A semente do tomateiro pode ser coletada de um tomate que você compra na feira e gosta.  Na foto a seguir mostro um tomate cereja, muito fácil de cultivar e dá uma colheita abundante. Recolha a semente e deixe secar em um guardanapo de papel.

tomate cereja e sementes

Foto: Helena Schanzer – secando as sementes do tomatinho-cereja

 

Plante as sementes em um vaso pequeno até que tenham uns 10 cm de altura, então replante para um vaso maior, de diâmetro de 0,40 metros e com profundidade de 0,30 metros no mínimo. Faça camada de drenagem com brita e bidim, e terra fértil.

foto pixabay - tomate e flor

Foto: Pixabay – tomate amadurecendo e a flor cor amarela

 

Coloque um suporte vertical para apoiar o tomateiro porque é uma planta trepadeira e necessita de apoio para crescer. Em especial na época da frutificação, quando dá os tomates. Eles pesam e os galhos devem estar bem apoiados para não se romperem com o peso dos tomates. Importante é que as ramas estejam ventiladas para evitar umidade e fungos.

WIKIMEDIA COMMONS Tomatoplants

Foto: Wikimedia commons – Plantação de tomates

 

O tomate é uma planta anual, ou seja, após a colheita dos frutos, a planta seca e teremos que plantar uma nova muda. O ideal é ter vários pés de tomates em diferentes etapas de crescimento para colher por mais tempo.

tomatoes-359523_1280

Foto: Pixabay

 

Não regue demais o tomateiro para que o ambiente não fique úmido e apareçam fungos. Deixe o solo levemente seco entre as regas, adube com composto orgânico e vá observando o amadurecimento dos frutos.  Vá colhendo os frutos que forem ficando alaranjados. Se alguma folha estiver ficando amarelada ou com algum aspecto estranho, retire com  tesoura , assim evita-se a contaminação para outras se for fungo. Boa colheita e aproveite os tomates sem veneno!