Sua plataforma online de comida
vegetariana e vegana.
Conheça

Colunistas

Você está em: Colunistas > Colunas > Helena Schanzer

Chocolate x Cacau – Tudo o que você precisa saber

Publicada em 05.01.2016

veliveryonline2

 

Várias pesquisas comprovam os benefícios de comer chocolate amargo, que é rico em antioxidantes, traz benefícios para a saúde  e entra direto na lista de superalimentos. Isto parece incrível porque chocolate é super delicioso. Mas, você está realmente comendo o chocolate de verdade? A resposta decepcionante é que mais provável não.

 

chocolate amargo

Chocolate amargo  Foto Pixabay

 

Você sabe que os numerosos estudos científicos que se vangloriam dos benefícios para a saúde surpreendentes do chocolate não estão se referindo à barra comum de chocolate comprado em supermercado.  Estão se referindo ao chocolate que contém cacau tão elevado quanto possível (pelo menos 70% cacau).

 

Leia também:

SouVegetariano.com lança plataforma de pedidos online
9 motivos pra você poupar o chester neste Natal
Receita vegana: Tomates cereja recheados com pesto cremoso 

 

Mas qual é a diferença entre chocolate e cacau?

Chocolate é o cacau processado que foi calcinado a altas temperaturas, enquanto que o cacau tem simplesmente puros grãos de cacau bruto. Cacau requer processamento mínimo e preserva todos os antioxidantes e outros fitonutrientes benéficos, enquanto assar em altas temperaturas destrói o cacau.

Mesmo as principais marcas de cacau de qualidade, como 100% puro cacau em pó orgânico – um excelente produto, é torrado.

 

cacau 100%

Cacau 100%  – foto Pixabay

 

O chocolate comercial é muitas vezes pior: Durante o processo de fabricação do chocolate, a manteiga de cacau é muitas vezes misturada com outros óleos vegetais para torná-lo mais durável. Esta é uma maneira mais barata de produzir chocolate, mas o problema é que o produto final não é o “verdadeiro chocolate”. Muitas marcas também contêm níveis elevados de açúcar ou xarope de milho e usam lecitina de soja como emulsionante.

E qual a maneira mais fácil de saber se você está comprando cacau ou chocolate? Procure a palavra RAW – cru – na embalagem! E depois, verifique os demais ingredientes.

 

chocolates

Chocolates – foto Pixabay

 

A boa notícia é que você pode facilmente fazer seu próprio “chocolate super saudável “ com apenas 3 ingredientes:  Cacau, óleo de coco e mel!

Você também pode adicionar óleo essencial de hortelã-pimenta, baunilha, flocos de coco, avelã, nozes picadas ou qualquer outro ingrediente saudável.

O cacau é extraído das sementes ou amêndoa: extrai-se o pó de cacau, de sabor amargo, que é a base para a confecção de chocolate. Para isto, as amêndoas são secas, torradas e trituradas. Veja o fruto do cacau na foto abaixo:

 

fruto de cacau na arvore

Fruto do cacau na árvore  – Foto: pixabay

 

veliveryonline2