Aprenda 8 receitas simples e fáceis de leite sem lactose | SouVegetariano.com

Sua plataforma online de comida
vegetariana e vegana.
Conheça

Colunistas

Você está em: Colunistas > Colunas > Conceição Trucom

Aprenda 8 receitas simples e fáceis de leite sem lactose

Publicada em 07.04.2015

veliveryonline2

leite de sementes_destaque

Primeiramente, não basta anunciar aos 4 cantos do mundo que o leite de vaca  (e todos os de origem animal) e os laticínios fazem mal e são inadequados ao consumo humano. Para sermos construtivos, de bem-com-a-vida, é fundamental falarmos também das opções naturais e saudáveis que substituem este enraizado mito e mau hábito alimentar.

 

O que substitui o que:

 

O leite materno até os 6 meses de idade NÃO tem substitutos.

Leite de vaca e outros de origem animal pela manhã: substituir por suco verde. Ou seja, aquela tradicional bebida branquinha que é o leite de origem animal, será nutricionalmente substituída por sucos verdinhos contendo Cálcio e Magnésio, frutas, folhas verdes, Brotos e sementes germinadas conforme receitas sugeridas a seguir.

Lanches lácteos no meio da manhã, de tarde ou ao deitar: substituir por leites e vitaminas de sementes germinadas batidos com frutas e ervas macias.

 

Como fazer:

 

Siga os passos de germinação (ar ou água) explicados em Sementes GerminadasCom a semente germinada inicie o preparo:

1) Adicione água filtrada ou mineral no liquidificador.

2) Liquidifique as sementes, sem nenhum outro ingrediente; o tempo vai depender da potência de seu liquidificador. Enquanto tiver pedaços inteiros, significa que deve bater um pouco mais, porém, evite bater por longo tempo, porque, além de forçar e aquecer o liquidificador pode cozinhar o leite, perdendo assim, alguns nutrientes.

3) Coe em uma panela furada 1 para obter melhores resultados, ou utilize um coador grande, usando uma concha para espremer os grãos contra a superfície da peneira.

4) Retorne o líquido para o liquidificador e bata com os demais ingredientes.

 

Receitas:

 

1) Leite de arroz (cereal)

leite_de_arroz

Leite feito com grãos de arroz germinados

Ingredientes: 1/2 copo americano de arroz integral (cateto ou agulhinha) germinado, 1 copo de água filtrada, 2 bananas, canela a gosto.

Preparo: coloque o arroz germinadono liquidificador com a água filtrada. Bata bem e coe na Panela Furada. Volte o leite para o liquidificador, acrescente as bananas, a canela a gosto e bata novamente. Delicie-se!

 

2) Leite de aveia (cereal)

leite_de_aveia

Leite feito de aveia em grão germinada

Ingredientes: 1/2 copo americano de aveia em grão sem casca germinada, 1 copo de água filtrada, 2 bananas bem maduras (maçã ou mamão) e sementes de erva-doce.

Preparo: coloque a aveia germinada no liquidificador com a água filtrada, as bananas e a erva-doce. Bata bem e coe na Panela Furada. Neste leite, bate-se a semente junto com a fruta. Caso contrário, o leite ficará com um leve tom amargo.

 

3) Leite de alpiste ou painço (cereal)

leite_de_alpiste

Leite feito com sementes de alpiste hidratadas ou germinadas

Ingredientes: 1/2 xícara (chá) da semente escolhida hidratada ou germinada no ar por 12 a 24 horas na peneira), 1 xícara (chá) de água filtrada ou de coco-verde, 1 caqui bem maduro, suco fresco de 1/2 limão. Opcional: rodelas de açafrão ou pitada de canela em pó.

Preparo: coloque a semente hidratada ou germinada no liquidificador com a água filtrada ou de coco-verde. Bata bem. Estas sementes apresentam uma casca muito dura e precisa de um liquidificador de 600 W para realizar boa extração do leite. A semente germinada solta seu leite mais fácil que a semente hidratada. Coe na panela furada. Leve o leite de volta ao liquidificador, acrescente o caqui e o saborizante desejado. Bata e sirva imediatamente (voltar a coar é opcional).

 

4) Leite de girassol (oleaginosa)

leite_de_girassol

Leite feito de sementes de girassol germinadas

Ingredientes: ½ copo americano de semente de girassol sem casca germinada (ou 1 copo da semente com casca – germinada), 1 copo de água filtrada ou de coco-verde, 1 xícara (chá) de banana bem madura em rodelas (manga ou mamão).

Preparo: coloque o girassol germinado no liquidificador com a água filtrada ou de coco-verde. Bata bem e coe na Panela Furada. Leve o leite de volta ao liquidificador, acrescente a banana-nanica. Bata e sirva imediatamente (voltar a coar é opcional).

 

5) Leite de amêndoa (oleaginosa)

leite_de_amendoas

Leite feito com sementes de amêndoas

Use, preferencialmente, a amêndoa doce. Existe um tipo de amêndoa que se chama amêndoa amarga, prove uma, se picar um pouquinho não a utilize para fazer leite. Normalmente, a amêndoa amarga é mais barata, mais delgada, tem a pele mais escura e enrugada. A amêndoa doce, ao contrário, é mais gorda, não apresenta rugas na pele e tem uma cor marrom dourado.

Ingredientes: 7 amêndoas germinadas sem pele, 1 xícara (chá) de água filtrada, 1 banana bem madura (ou 2 maçãs) e gotas de baunilha.

Preparo: coloque as amêndoas germinadas sem pele no liquidificador com a água filtrada. Bata bem e coe na PF1. Leve o leite de volta ao liquidificador, acrescente a banana a baunilha. Bata e sirva imediatamente. Use a polpa que ficou na Panela Furada para fazer uma pastinha doce ou salgada.

 

6) Leite de castanha-do-pará (oleaginosa)

leite_de_castanha_para

Leite feito com castanhas-do-pará hidratadas

Esta é uma das sementes que tem maior teor de gordura, portanto, sabor mais forte. Então, deve-se usar maior quantidade de frutas no preparo.

Ingredientes: 5 castanhas-do-pará hidratadas, 1 xícara (chá) de água filtrada, 1 xícara (chá) de manga bem madura picada (ou mamão).

Preparo: coloque as castanhas para hidratar por 8 horas. Escorra e lave bem. Coloque-as no liquidificador com a água filtrada e bata bem porque estas sementes são grandes e duras. Coe na Panela Furada. Leve o leite de volta ao liquidificador, acrescente a manga picada, bata e sirva imediatamente. Use a polpa que ficou na Panela Furada para fazer uma pastinha doce ou salgada.

 

7) Leite de coco (oleaginosa)

Leite de Coco

Leite feito com água e polpa de coco-verde

Ingredientes: água do coco-verde com a própria polpa (com 3 mm de espessura é ideal)

Preparo: bata no liquidificador a água do coco-verde com a polpa . Não acrescente mais nada e delicie-se! Você pode ainda acrescentar fermento BioRich e preparar um delicioso iogurte natural de coco.

 

8) Imitação de chocolate (oleaginosa)

leite_de_tamara_e_cacau

Imitação de chocolate feita com tâmaras, coco-verde, alfarrobas e leite de amêndoas

Ingredientes: ¼ xícara (chá) de leite de amêndoas, ½ xícara (chá) de tâmaras (ou 1 banana nanica), 1 coco-verde (polpa e água), 2 colheres (sopa) de alfarroba em pó.

Preparo: bata tudo no liquidificador. Sirva gelado.

 

Dicas de como melhorar o sabor (saborizantes):

Ervas e PANC (Plantas Alimentícias Não Convencionais) – Menta, hortelã, erva-doce, salsão, manjericão, malva… Quando usamos as PANC o suco passa a ser um Suco Verde Selvagem…

Brotos de gramíneas – não são exatamente saborizantes, mas facilitam a assimilação do cálcio, plenificam os leites de magnésio, vitaminas (incluso do complexo B) e vitalidade.

Limão ou Laranja – Raspas da casca e um pouco do líquido.

Especiarias – Canela, cardamomo, cravo, vanila (baunilha) em xarope ou varinhas.

Chocolate – Use cacau 100% sem açúcar ou algaroba, uma planta que tem a propriedade de tornar os alimentos com sabor parecido ao do cacau. No caso, ambos não são ecológicos, pois, em geral não são crus, integrais nem frescos. Porém, tanto a algaroba quanto o cacau podem ser encontrados “in natura” e crus, embora, caros e raros.

Adoçantes – Evite usar açúcar. As frutas poderão transformar o leite numa deliciosa vitamina. Mas, caso você não queira bater com frutas pode-se usar o mel, xarope de agave, xarope de mapple, melado de cana ou de caju. Lembrando que o mel não é um alimento adequado para crianças menores de 7 anos.

Frutas - Banana, maçã, mamão, manga, abacate, fruta de conde, uva vermelha, preta ou Thompson, frutas secas, etc.

Sal Marinho ou Missô - Não é necessário – Opcional: uma pitada para cada litro de leite.

veliveryonline2