Sua plataforma online de comida
vegetariana e vegana.
Conheça

Colunistas

Você está em: Colunistas > Colunas > Mariana Beduschi

A nova moda é se cuidar

Publicada em 10.04.2015

a_moda_agora_e_se_cuidar_v2

Foto: Style.com / Reprodução – Arte: Marites Algones

 

Hoje eu pretendo fugir um pouco do assunto moda propriamente dito para falar um pouco sobre tendências, em especial uma que está literalmente movimentando os corpos, mentes e contas bancárias dos americanos mais antenados: a busca pela saúde, beleza e bem-estar.

Em um artigo publicado pelo Style.com – intitulado Looking Like Money: How Wellness Became the New Luxury Status Symbol (algo como “Parecendo Dinheiro: Como o Bem-Estar Tornou-se o Novo Símbolo de Status de Luxo”), especialistas na área de moda, comportamento e marketing apontam uma notável mudança no perfil de consumo da alta sociedade americana, principalmente após a severa crise econômica de 2008.

De acordo com Candice Fraggis, compradora-senior do site de luxo Net-a-Porter, o conceito de bem-estar tornou-se parte de um suntuoso universo onde muitos indivíduos abandonaram seus antigos hábitos ostensivos para investir também em sua forma física e saúde, incluindo matrículas em academias e estúdios exclusivos, tratamentos estéticos inovadores e roupas esportivas assinadas por designers e marcas que abraçam e divulgam este movimento.

A preocupação com a alimentação não fica atrás: o consumo de produtos orgânicos, “super foods” (alimentos naturais, geralmente de baixa caloria e riquíssimos em nutrientes) e suplementos especiais virou símbolo de elegância, estilo, consciência e responsabilidade.

Bem, independentemente das razões que motivam estas pessoas a seguir esta nova tendência, não podemos negar que, considerando nossas agitadas e imprevisíveis rotinas, a possibilidade de dedicarmos um pouco de nosso tempo para cuidarmos de nós mesmos acabou se tornando um legítimo “sonho de consumo”. Felizmente, é totalmente possível aderir à esta “moda” sem precisar gastar os tubos e ainda assim aproveitar todos os seus benefícios, incluindo bom-humor constante, energia inesgotável, um físico invejável e, de quebra, pele, cabelos e unhas lindas e saudáveis.

A receita? Nossa boa, velha e conhecida duplinha atividade física + alimentação saudável. Não irei sequer mencionar a palavra dieta (que sempre nos remete à restrição e desmotivação, duas coisas que definitivamente não precisamos quando buscamos o tão sonhado bem-estar), mas tentem priorizar alimentos naturais (não processados), de preferência da estação e em sua forma integral. Aproveitem esta experiência para desfrutar de novos sabores, combinações e receitas – seu novo prato favorito pode revelar-se em sua próxima garfada!

Quanto aos exercícios, estes definitivamente não precisam ser sinônimos de sacrifício (embora os dois rimem perfeitamente, eu sei). Para os mais resistentes, costumo sugerir a famosa regra do duplo C: seja criativo e consistente. Por mais caóticas que sejam nossas agendas, quase sempre é possível encontrar alguns minutinhos para uma atividade física, principalmente àquelas que nos trazem mais prazer. Aqui o céu é o limite: uma caminhada com o pet, uma partida de futebol com os amigos após o expediente, uma animada aula de dança com o(a) parceiro(a), juntar-se a um grupo de corrida ou bike… enfim, as opções são infinitas e agradam os mais diferentes gostos (e bolsos).

Uma coisa é certa: quando passamos a tratar nossos corpos e mentes com os devidos cuidados e gentileza, a beleza deixa de ser um objetivo e torna-se uma feliz consequência capaz de transformar não apenas nossas aparências, mas tudo e todos que nos cerca.

Assim, convido vocês a embarcarem com tudo nessa tendência que promete ser o hit não apenas desta, mas de muitas outras estações: ora, se estar na moda é estar bem, por que não fazer da vida nossa linda e longa passarela?